ST 10 - Ciência e Cientificidade na Europa e no Brasil durante o século XIX
Ementa: O século XIX marcou o início da supremacia da ciência sobre outros campos do saber. Diversos estudiosos da época procuraram utilizar abordagens científicas como forma de legitimação perante a sociedade. Esse simpósio temático é reunir trabalhos que tragam luz a essa temática, discutindo a constituição das ideias científicas tanto na Europa quanto no Brasil, além dos espaços, dos atores e das intervenções sociais que são praticadas por agentes que ditam e condenam o que é ou não ciência.
Prof. Dr. Marcelo Gulão Pimentel (PPGH-UNIVERSO/Pesquisador do Núcleo de Estudos de História do Espiritismo (NUESHE)/Pesquisador do Núcleo de Estudos de Culturas Políticas, Religiosas, Jurídicas e Institucionais (NECREJI)
Prof. Dr. Marcos Moreira Marques (PPGH-UNIVERSO/Pesquisador do Núcleo de Estudos de História do Espiritismo (NUESHE)/Pesquisador do Núcleo de Estudos de Culturas Políticas, Religiosas, Jurídicas e Institucionais (NECREJI)
Profa. Dra. Adriana Gomes (PPGH-UNIVERSO/Coordenadora do Coordenadora do Núcleo de Estudos de História do Espiritismo do CNPq (NUESHE) e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Culturas Políticas, Religiosas, Jurídicas e Institucionais do CNPq (NECREJI)

