ST12: Deslocamentos e trajetórias individuais e familiares: memórias, histórias e historiografia da imigração

Prof. Dr. Rui Aniceto Nascimento Fernandes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Profa. Dra. Giselle Nicolau (PPGH - Universidade Salgado de Oliveira)

Ementa: O tema dos deslocamentos tem sido alvo de reflexões no campo das ciências humanas e sociais, de um modo geral. A valorização do eu e das subjetividades individuais, por um lado, e o boom memorialístico, por outro, têm contribuído para a produção de narrativas sobre as trajetórias de indivíduos e de famílias de (i)migrantes, que buscam dialogar com as interpretações clássicas sobre essa problemática. A partir da incorporação de novas questões e conceitos, como o de cadeias e redes migratórias, por exemplo, além da mudança de escalas de observação, isto é, do macrossocial ao micronalítico, as pesquisas mais recentes apontam para importantes caminhos.

A opção pela e/imigração constitui-se em uma escolha consciente. Envolve as decisões da partida e as suas implicações, as expectativas em relação ao local de destino e as estratégias de sobrevivência. Nessa direção, a utilização de fontes documentais pertencentes a acervos familiares, como as fotografias, diários e cartas, possibilitaram uma guinada nos estudos migratórios, passando a estimular investigações sobre as trajetórias de imigrantes e suas memórias.

É, pois, pensando nessas questões que o Simpósio Temático: “Deslocamentos e trajetórias individuais e familiares: memórias, histórias e historiografia da imigração” pretende reunir pesquisadores que possam contribuir para o debate sobre essa temática, enriquecendo o diálogo sobre as (i)migrações contemporâneas, do século XIX – XXI, a partir das histórias de indivíduos e famílias, que cruzaram fronteiras por motivações diversas.

Referências bibliográficas:

DEVOTO, FERNANDO J, Las cadenas migratorias italianas: algunas reflexiones a la luz del caso argentino. In: Estudios Migratorios Latinoamericanos, n. 8, Buenos Aires, 1988.

MATOS, Maria Izilda Santos de; AVELINO, Yvone Dias (org.). Deslocamentos: desafios, territórios e tensões (passado e presente nas Tecituras das Cidades). São Paulo: e-Manuscritos: PIPEq, 2018.

MATOS, M. Izilda e outros (org.). Deslocamentos & Trajetórias. SP: EDUSC, 2008.

MENEZES, Lená Medeiros de. “Francesas no Rio de Janeiro: trabalho, sonhos e ousadias (1816-1822).” Caderno Espaço Feminino, Uberlândia: EDUFU, v. 12, nº 15, p. 61-82, ago/ dez 2004.

NICOLAU, Giselle P. A atuação das imigrantes francesas no setor de saúde do Rio de Janeiro do Segundo Reinado. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, v. 14, n. 18, 2020, p. 229-245.

OTERO, Hernán Gustavo. Cartas a León : a propósito de las continuidades y rupturas de los inmigrantes franceses en Argentina. Prohistoria; 2021 ; 47-65.

REVEL, Jacques (Org.). Jogos de escalas: e experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

REZNIK, Luis (org.). História da imigração no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2020.

SARLO, Betariz. Tiempo Presente: notas sobre el cambio de uma cultura. Buenos Aires: Siglo Veinteuno, 2001.

SAYAD, Abdelmalek. Imigração ou os paradoxos da alteridade. São Paulo: EdUSP, 1998.

TRUZZI, Oswaldo. Redes em processos migratórios. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 20, n. 1.

WEBER, Regina. Imigração e identidade étnica: tendências historiográficas e conceituações. Dimensões, vol. 18, 2006, p. 236-250.

WEIß, Anja. Tornar-se refugiado: uma abordagem de trajetória de vida para a migração sob coação. Sociologias, Porto Alegre, ano 20, n. 49, set-dez 2018, p. 110-141.

ZANFORLIN, Sofia Cavalcanti. Etnopaisagens, Migração Contemporânea e as Tecnologias da Comunicação: o Corredor da Central e a nova migração africana para o Rio de Janeiro. In: Denise Cogo; Mohammed ElHajji, Amparo Huertas. (Org.). Diásporas, migrações, tecnologias da comunicação e identidades transnacionais. Barcelona: Bellaterra: Institut de la Comunicació, Universitat Autònoma de Barcelona, 2012.

ZLOTNIK, Hania. Migrants’ Rights, Forced Migration and Migration Policy in Africa. Paper prepared for Conference on African Migration in Comparative Perspective, Johannesburg, South Africa, 4-7 June, 2003.